Pessoal,

Passei por um problema há pouco tempo muito estranho. Transferi um projeto de um ambiente de homologação para o ambiente de produção. O ambiente de produção não aceita conexão via FTP, somente via SSH. Bom, conectei via SSH e via comando entrei no FTP do ambiente de homologação e peguei o arquivo compactado (.tar) do projeto.

Estou considerando a configuração do Apache (httpd.conf) feita, ok?

Terminado o FTP, descompactei o arquivo no diretório que loguei (/root) e depois movi o diretório do projeto do /root para o /var/www/. Depois fui no /var/www/ e coloquei as permissão de dono e grupo para o apache (# chown -R apache:apache <DIRETORIO DO PROJETO>).  Quando acessava a url de produção do projeto eu recebia o famoso “Forbidden” : “Forbidden You don’t have permission to access”.

Bom, primeira tentativa. Chmod -R 777 <DIRETORIO DO PROJETO>. Mesmo erro.

Algo estava muito estranho … Resolvi criar um arquivo do zero e colocar o famoso TESTE dd/mm/aaaa. Para minha surpresa o teste funcionou. Comecei a fazer diversas pesquisas no Google e achei um cara que tinha passado exatamente por isto e a solução dele foi: Mover o .tar para /var/www/ e no diretório www descompactar.

Foi exatamente o que eu fiz e funcionou. Não sei explicar o porque, até mesmo porque coloquei 777 em todo o diretório, logo era para ter funcionado.

Fica ai a dica.

Abraços,
Marcus.